quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programa da Band exibiu reportagem sobre as religiões do Brasil e suas curiosidades. Assista o vídeo na íntegra

“A Liga”, programa exibido pela Band, veiculou uma matéria sobre cultos e religiões no Brasil, país considerado o segundo mais religioso, por sua diversidade religiosa, ficando atrás apenas da Índia. O programa apresentou casos curiosos de pessoas que buscam a espiritualidade através de plantas alucinógenas, ou que creem que Jesus está reencarnado na figura de um líder religioso.
Thaíde, um dos apresentadores do programa, visitou um homem que acredita que o número 666 não está ligado ao diabo, mas sim a Deus. Os membros da Igreja Crescendo em Graça costumam tatuá-lo no corpo e usá-lo como adorno. Wandir, há 16 anos na comunidade, afirma que já foi religioso, mas hoje não é mais. “A religião é uma instituição inventada por homens. A ciência é algo de Deus, e é a ciência que transforma a mente das pessoas”, afirma Wandir.
Os frequentadores da “Crescendo em Graça” acreditam que Jesus Cristo é o líder da comunidade, o Doutor José Luis de Jesus Miranda, um argentino que nasceu em 22 de abril, data em que seus seguidores comemoram o Natal.
Os católicos, maior grupo religioso do Brasil foram acompanhados na reportagem, em uma romaria à Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, local onde fica o templo que hospeda a imagem de Aparecida, padroeira dos católicos brasileiros. Os fiéis caminharam 45 quilômetros para pagar promessas feitas ao pedirem auxílio à padroeira. Um dos entrevistados afirmou que não poderia viver sem sua fé em Aparecida: “É o mesmo que um filho sem mãe”.
A reportagem aborda ainda a relação entre o dinheiro e a religião, mostrando os casos de comércio religioso na cidade de Aparecida do Norte, onde são vendidos itens como imagens de santos e velas. Em contraste ao hábito e costume católico, o Padre Lauro Trevisan prega a riqueza, que segundo ele, pode ser alcançada através do poder da mente.
O programa ainda exibiu exemplos de pessoas que são adeptas do Santo Daime, a religião que prega que é possível alcançar um nível mais alto de espiritualidade utilizando bebidas com ingredientes alucinógenos. Uma outra religião apresentada no programa foi o Candomblé, que segundo dados apresentados pela produção, faz parte de um grupo que atrai 11,4% dos brasileiros. Esse grupo é formado por todas as outras religiões afro e espíritas, por exemplo. Estes mesmos dados apontam que atualmente, 68,4% da população brasileira é católica e 20,2% evangélica.
Assista reportagem completa:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário