terça-feira, 15 de março de 2011

Desastre no Japão levanta polêmica entre pastores sobre a soberania de Deus


O terremoto de 8,9 graus que atingiu o Japão na última sexta-feira, dia 10, assim como as outras catástrofes naturais, colocam em questionamento até onde Deus governa o mundo. Seria Ele o responsável pela fome, terremotos, tsunamis e guerras?
Diante das notícias que seguiram no final de semana o pastor Ricardo Gondim usou o twitter para dizer que Deus não está por trás desses acidentes. “O deus que ‘administra’ os eventos, tem propósitos insondáveis e que, pra cumpri-los, deixa tragédias acontecerem, é um demônio”, escreveu.
O pastor acredita que Deus é amor e esse sentimento não deixaria que essas situações acontecessem no mundo. “É preciso sair do modelo grego de uma divindade marionetando, do alto, os eventos da terra. Deus é Emanuel: Deus conosco”.
Minutos depois, as frases de Gondim recebiam respostas de outros pastores que acreditam que a Bíblia diz que Deus é soberano sobre todas as coisas e está no controle do mundo.
“Por mais que queiram excluir Deus das catástrofes da natureza, é uma tentativa vã. Ele é soberano em qualquer circunstância”, escreveu em seu microblog o pastor Geremias Couto
Outro pastor que usou o twitter para se expressar sobre essa polêmica foi o reverendo Augustos Nicodemos, da Igreja Presbiteriana. “Como o dilúvio, tragédias são determinadas por Deus como parte de seus juízos sobre nossa raça pecadora, para arrependimento. Não há inocentes”.
O chanceler do Mackenzie citou a bíblia para comprovar que Deus está no controle do mundo. “Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8:28). Isto só é possível se Deus nos amar e controlar as circunstâncias,” escreveu.
Mas Gondim não se sente pressionado diante de tantas controvérsias e seguiu postando suas teorias ignorando pastores e  líderes ministeriais que enviaram mensagens discordando de seu posicionamento.
“O modelo teológico que coloca Deus no controle de um tsunami também o responsabiliza por Auschwitz, Ruanda, e pelo estupro da esquina,” disse o presidente da Igreja Betesda que ainda rebate: “Pouco me importam as reflexões rigorosas, procuro enlevar-me pela grandeza de quem vive uma humanidade compassiva”.
O que dizer sobre um pastor que acredita que Deus não autoriza nem intervêm em circunstâncias que não afetam só um país como o mundo todo já que o terremoto em questão alterou o eixo da Terra em 10cm segundo informações das estações GPS do Serviço Geológico Americano e da Autoridade de Informações Geoespaciais do Japão.
“Se a sua teologia muda de acordo ao que acontece no mundo, então ela não está baseada na Bíblia, mas no mundo,” provocou Leonardo Gonçalves no twitter .
Ainda sobre esse assunto o jornalista e escritor, maurício zagari, também opinou dizendo que Deus intervém sim nas coisas do mundo, contrapondo a visão de Gondim. “Jesus acalmou o mar. Deus abriu o Mar Vermelho. Mas hoje os intelectuais da fé dizem que ele só fica olhando as marolas, sem intervir”, disse.
Fonte: gospel prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário