quarta-feira, 25 de maio de 2011

Kit Gay: Revoltada, Bancada Evangélica exige demissão do Ministro da Educação e ameaça expor outro ministro do Governo


As bancadas decidiram endurecer contra o governo depois que o ministro da Educação, Fernando Haddad, voltou atrás no compromisso feito com os parlamentares na última terça-feira (18), quando se comprometeu a permitir a participação de parlamentares no debate sobre o kit de combate à homofobia organizado pela pasta, e que deve ser distribuído às escolas de ensino médio. Dias depois, ele declarou que iria manter o material como foi feito.
“Os valores e princípios que defendemos são inegociáveis e, na medida em que o governo mentiu e não honrou os seus compromissos, não nos resta outra opção”, disse o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), justificando a decisão de convocar Palocci.
Reunidos no final da tarde desta terça-feira, a bancada de evangélicos e católicos da Câmara defenderam a renúncia ou a demissão do ministro da Educação, Fernando Haddad. Evangélicos e católicos afirmaram-se que se sentiram traídos e querem a demissão de Haddad.
O líder do PR, Lincoln Portela (MG), da base do governo, apresentou a proposta da demissão, aplaudido pelos 35 parlamentares desse grupo que estava reunido.
- Nossa paciência chegou ao fim com esse ministro. Nós representamos 50 milhões de brasileiros. Não o queremos no ministério. As pessoas só nos amam de duas maneiras: ou nos respeitam ou nos amam – disse Lincoln Portela.

Caso Palocci

Sob o comando da Frente Parlamentar Evangélica, as bancadas decidiram endossar e até mesmo articular a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, nas comissões da Câmara, caso o governo não retire o material de circulação. O ministro é alvo de denúncias sobre a evolução do seu patrimônio nos últimos quatro anos. A avaliação dos parlamentares é que o governo terá de ceder à bancada para não correr o risco de expor o ministro.
“Hoje em dia, o governo tem medo de convocar o Palocci. Temos de sair daqui e dizer que, caso o ministro da Educação não retire esse material de circulação, todos os deputados católicos e evangélicos vão assinar um documento para trazer o Palocci à Câmara”, afirmou o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que sugeriu essa estratégia.
A decisão de colocar o caso Palocci em evidência não teve total apoio na bancada. Um dos contrários à convocação é o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), para quem o ministro não deve ser usado como moeda de troca. “Uma coisa [kit anti-homofobia] não tem nada a ver com a outra [caso Palocci]. Devemos convocar o ministro se acharmos que ele foi desonesto, não para tratar de um assunto que nada tem a ver com a nossa posição”, avaliou Portela.
Presente na reunião, o senador Magno Malta (PR-ES), evangélico, ameaçou abandonar a base do governo.
- Se tiver que esticar a corda, vamos esticar. Se tiver que votar contra o governo ou deixar a base, vamos assim decidir. Esses filmes do Ministério da Educação mostram uma verdadeira academia de homossexuais. Vou fazer um discurso contra o Haddad. Vou bater para sangrar – disse Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário